No último dia de Inverno.



Uma mesa de domingo a ouvir música sem metafísica. Que liberta sem abstracção. Expressão de alegria pelo dia de hoje. Pelo sol de hoje. Por isso, sol e alegria à mesa. Sol e alegria com música. A uma mesa branca.
Porque o silêncio também nos ensina a procurar a alegria que não precisa de ser racionalizada, intelectualizada. E assim, depois do silêncio destes últimos dias, a mesa da alegria que não é pensada. A mesa da vontade de just let go. Alegria e música (quase) sem metafísica. Mas há metafísica bastante em não pensar em nada. E há a música. A alegria da música de hoje.
Frésias em rosa vibrante para receber a Primavera. Já amanhã, a Primavera. E no último dia de Inverno, o primeiro mergulho do ano do meu menino de seis anos. Tão solto e livre. Tanto, que aprendeu a nadar sozinho, sem lições. Um peixinho amoroso, que acordou (bem cedo) a dizer que havia sol. Que ia estar calor. Já com os calções de banho preparados. Um mergulho breve para dar fim ao Inverno, então. Para receber a Primavera com um ritual de Verão. A alegria sem angústia existencial de uma criança. A antecipar a luz dos dias que estão para vir. A alegria de uma criança pelos dias de sol a haver.
E a música era sobre fogos-de-artifício e arco-íris:)

10 comentários:

  1. Lembro-me do "Firework", da Katy Perry, mas não deve ser essa a música.
    Que bom um primeiro mergulho de um menino sem angústias. Que vontade de ser criança novamente. :-)
    E uma mesa branca, à espera das cores vibrantes da Primavera. Que há-de trazer muitas coisas boas. Belas. Uma espécie de energia renovada para contemplar a vida como deve ser.
    Um beijo e uma boa semana.
    Sandra

    P.S.- Onde fica o palacete do post anterior? Já lhe estou a imaginar uma história... e uma cozinha. Porque será? ;-)

    ResponderEliminar
  2. Olá, Mar

    Desta vez já tinha fechado o computador, mas voltei a abrir para consultar o calendário (google), quando tive a boa surpresa de encontrar uma nova entrada, que não resisto a comentar.

    De todas as suas mesas esta é a minha preferida até agora. Tão simples na brancura dos elementos, porém tão simbólica. Adoro as gaiolas como objecto, mas não gosto do significado de prisão que a elas associamos. Por isso, tenho uma relação complexa com tudo o que possa ser designado por esse termo. Desejo e culpa, que nunca consegui explicar. Neste caso, acresce que existe uma mão que atrai para um espaço ... Embora a Mar refira a simplicidade da ocasião, os seus cenários são sempre dignos de muitas leituras, e, este é dos mais estimulantes, incluindo o facto de existir um único toque de cor que é dado pelas flores na véspera do início de mais uma Primavera.

    bjs

    ResponderEliminar
  3. Olá Sandra,

    E não é que acertou? Apeteceu-me muito uma música leve, que me fizesse pensar em coisas leves. Despreocupadamente leves. Às vezes é assim. Todos temos direito aos nossos momentos mais pop, não é? Pois esta foi a minha concessão ao universo pop. E deu-me alegria, esta concessão:)Está certo assim. O que nos fizer bem.
    O meu filho teve um dia em cheio. Quase como os dias longos de Verão. Eu resolvi pensar numa mesa que estivesse à altura de uma véspera de Primavera com sol. Branca. Para destacar bem uma das cores que significa a renovação que aí vem.

    Uma boa semana para si também. Desejos disso: de bons dias.

    Um beijo

    Mar

    ResponderEliminar
  4. Olá Fa!

    Que bom que não resistiu a comentar:)Ainda mais porque acabou por eleger a mesa de hoje como uma das suas preferidas. Obrigada por isso. Também eu gosto muito de gaiolas. Há muitas aqui em casa. Nas árvores, no jardim. Sempre abertas, por não se gostar dessa ideia de prisão. De acordo nisso, que estamos.
    E que bom que os cenários se prestem a muitas leituras. As suas são sempre muito gratas. Muito empenhadas e carinhosas. O branco permite tudo. Aceita bem tudo o que quisermos associar ou integrar. A começar pelas outras cores. Escolhi o perfume e as cores das frésias. Por significarem o dia de amanhã.

    Um beijo cheio de carinho para si.

    Mar

    PS: Acabei de dar conta que escreveu para o email. A minha réplica daqui a pouco:)

    ResponderEliminar
  5. Para a Sandra (outra vez)

    O lugar do post anterior é uma espécie de não-lugar. Por enquanto. Uma história a haver.
    E já está tudo bem com o meu gosto musical: já estou a ouvir The XX outra vez:)

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  6. Ouvi na rádio ontem o tal tema da Katy Perry, por isso estava tão fresco na minha memória, mas confesso que não faz parte dos meus gostos musicais, embora às vezes (muitas vezes) me permita também uma incursão pelo mundo pop (igualmente melódico). ;-)

    ResponderEliminar
  7. A candura de uma mesa que antecipa as coisas boas de uma estação amena. A mesa já era tão convidativa, mas eis que dois elementos nos prendem a ela ainda mais: um dedo que nos chama em tom de desafio e uma gaiola cujo sentido pode ser o mesmo. O jarro com água é lindo!
    E o mergulho do teu Tom Sawyer.... Que imagem deliciosa construí...
    Babette

    ResponderEliminar
  8. Bom dia para a Babette! Um bom dia de sol:)

    Antecipar é bom. Com uma mesa. Uma fórmula muito simples de antecipar aquilo que queremos que seja bom. Objectos que desafiam. Gostei:)
    O jarro com água veio de uma das minhas deambulações na Feira de Velharias em Aveiro. Gostei da ideia de limpidez associada. O meu Tom Sawyer gosta mesmo muito de água. E de sol. Fica feliz com coisas pequeninas, de tão pequenino:)

    Um beijo para ti. Com muito sol.

    Mar

    ResponderEliminar
  9. gosto muito da tua mesa pousada ao sol. Branca e florida! Aqui nas Caldas já há frésias, que te vou tentar levar, do mercado logo alí.
    Que bom princípio de Primavera, Isa!
    Só hoje te leio, com vagar. Porque o fim de semana foi de passeio no sábado e de casa no domingo, também aproveitei o sol da minha sala e da minha varanda. O primeiro sol que aproveito na minha casa. Com planos de plantas e mesas e cadeiras, para o nosso compartimento do bom tempo: a varanda.
    Ps. tão bonita a Sushi na fotografia. Quieta como quase nunca, que tinha bichos carpinteiros, aquela cadelinha de perna curta:)
    Muitos beijinhos de principio de Primavera!

    ResponderEliminar
  10. Olá Pipinha!

    Que boa perspectiva para o fim da semana: receber frésias do mercado das Caldas:)
    Gosto de imaginar os teus/os vossos planos para o sítio de sol na casa nórdica.
    Ficou muito linda, a Sushi. Muito doce e terna, a cadelinha inquieta com nome de comida.
    Fica bem. Faz planos. Aproveita o sol.

    Um beijo de princípio de Primavera para ti.

    Mar

    ResponderEliminar

AddThis