No imediato, tarte de cebola vermelha e chèvre.

Há coisas a que aderimos de imediato. Ou coisas que surgem em nós de uma forma igualmente imediata. Sem que consigamos realizar bem porquê. Foi assim com esta tarte, concebida mentalmente a caminho de casa, na última sexta-feira. Concretizada imediatamente. E gosto que seja tão simples. Na execução e nos ingredientes. Uns escassos trinta minutos da minha vida. Traduzidos numa tarte de cebola vermelha e chèvre. Uma tarte quentinha para antes de jantar. Com vinho tinto e a música que anda sempre por aqui. Tão essencial, que achei que devia ser repetida. Desta vez, como fórmula de abertura para o jantar de domingo. Para receber um amigo pintor e uma amiga que tem o nome da menina do País das Maravilhas. E eles deram-me a alegria de terem gostado. Uma alegria transformada em migalhas num prato vazio.
Consegui uma imagem de fim de tarde, nesse domingo. Acabada de fazer, a tarte de cebola vermelha. Num pedestal branco, quase imersa em verde indisciplinado. E uma outra, de sexta-feira à noite, logo a seguir ao primeiro ensaio. Associada a um creme de abóbora muito aveludado. Partilho então uma receita muito frugal. Que nos lembra o gosto de cultivar a simplicidade. Nos gestos, nos sabores. Este é a carinho imediato e a mimos espontâneos.

1 embalagem de massa quebrada + 2/3 cebolas vermelhas + metade de um pimento laranja + queijo chèvre (o suficiente para cobrir a superfície) + sal, azeite, vinagre balsâmico e pimenta rosa + umas gotas de creme de vinagre balsâmico.

Liga-se o forno, antes de começar a preparação. Retira-se a massa quebrada da embalagem, para ir "respirando". Depois, corta-se as cebolas às rodelas relativamente finas e o pimento em cubos pequenos. Leva-se ao lume numa frigideira, com azeite, sal e um pouco de vinagre balsâmico. Salteia-se ligeiramente, durante uns três minutos. Acrescenta-se a pimenta e mais vinagre balsâmico, caso seja necessário. Entretanto, estende-se a massa numa forma com fundo amovível e pica-se com um garfo. Coloca-se a cebola salteada e depois as fatias de queijo, de forma a cobrir uniformemente a superfície da tarte. Finaliza-se com umas gotas aleatórias de creme de vinagre balsâmico. Vai ao forno durante vinte minutos.

Depois, devemos fazer tudo para que seja comida enquanto quente. Para não se perder nada do aroma do queijo e da harmonia entretanto criada com o creme de vinagre balsâmico. Basta acompanhar com uma salada fresca, de tão verde. E vinho tinto. E conversa no meio de música. Coisas que acontecem à mesa. Coisas muito simples e imediatas que surgem com uma refeição.

NB: As cebolas vermelhas encontram-se com relativa facilidade nos hipermercados. O creme de vinagre balsâmico veio do supermercado do El Corte Inglès.

4 comentários:

  1. Verdadeiramente um regalo para quem gosta de uma tarte diferente. Se bem percebi, é uma receita resultado de uma congeminação, enquanto conduzia veio-lhe a ideia. Gosto muito da sua maneira de ser. Mistura coisas muito sérias com outras mais ligeiras, é um prazer ler tudo o que escreve. Até o mais banal lhe sai bem, gosto muito dos momentos aqui passados.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Olá Lusitana!

    Uma tarte congeminada a caminho de casa. Surgem sempre muitas coisas, enquanto conduzimos. Pensamentos que se materializam. Ou não.
    Obrigada por gostar das misturas, do banal, dos momentos que aqui passa.

    Um beijo de bom fim-de-semana!Aproveite muito dois dias de pausa.

    Mar

    ResponderEliminar
  3. "De imediato", já me tinha parecido muito bem a ideia de uma tarte assim, mal tu a descreveste. E agora a receita completa, que já teve direito a bis. Com fotos muito belas. E simples! Obrigada...
    Babette

    ResponderEliminar
  4. Olá, linda Babette!

    Fica muito leve, esta tarte. E ligeiramente agridoce, pela introdução do creme de balsâmico. Penso nela como uma das maneiras possíveis de te acolher, quando vieres a minha casa. Uma forma simples de acolher aqueles de que gostamos muito.

    Um beijo de bom fim-de-semana para ti.

    Mar.

    PS: Lindo, o teu bolo de hoje. Fiquei com uma vontade súbita de reforço de açúcar:)

    ResponderEliminar

AddThis