Uma sopa minimalista com nome de flor

Os finais de tarde de sexta-feira são dos meus preferidos. Porque é um tempo em que se adivinha o tempo a mais que se vai ter para nos dedicarmos a viver o que está em casa, à nossa espera. Principalmente por estes dias, em que temos a sensação que devíamos simplesmente hibernar ou trabalhar a partir de casa. Mas depois perderíamos o resto. E o resto é o que está lá fora, apesar da chuva.
E fiz um creme de couve-flor. Uma sopa clara, de sabor delicado. A que se pode acrescentar o que quisermos. Mas para começar, bastaram duas cebolas feitas em azeite durante uns minutos, duas batatas e uma couve-flor. Água e uma pitada de sal. Depois, foi só esperar meia hora. E passar até ficar cremosa. No fim, acrescenta-se mais um pouco de azeite. E antes de servir, podemos escolher entre cebolinho picado ou coentros. Mas a minha versão preferida é só com um fio de azeite. Uma espécie de interpretação minimalista, por ser uma sopa tão depurada. Antes do jantar depois da sopa, como diz o meu filho. Antes de uma noite quentinha, a ouvir a chuva e a pensar no pequeno-almoço de sábado, que é tomado com tempo.

Tenho coisas a agradecer: à Fa e à Babette, pela inspiração que fui buscar para a sopa minimalista:). À Sara, pelo panettone quentinho de hoje à tarde. Que vai tornar mais doce o pequeno-almoço de sábado.

6 comentários:

  1. Às vezes é na simplicidade que aparece o ganho.
    Um só sabor fica realçado, e isso faz a diferença!
    Babette

    ResponderEliminar
  2. Olá, Mar
    Obrigada pela referência. Ficou com excelente aspecto. bjs

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito de encontrar este teu 'cantinho'. Também gosto de velas, de flores, de jardins de peças com história. E claro adoro comer coisas boas feitas com amor, por isso o gosto de cozinhar.
    Vou voltar.
    Obrigada
    Sandra

    ResponderEliminar
  4. Para a Babette:

    Até aos sábados. Deve ser mesmo especial, a autora de um blogue com nome de festa, inspirado numa história que se transformou num filme.
    E sim, a simplicidade devolve-nos a verdade dos sabores mais essenciais.

    Beijo de domingo de manhã.

    ResponderEliminar
  5. Para a Fa:

    De nada. O meu espaço pequenino gosta muito de se referir a outros espaços:), feitos por pessoas que partilham o mesmo gosto.

    Beijo

    ResponderEliminar
  6. Para a Sandra:

    E eu gostei muito de conhecer o "cantinho" de outra cozinheira sem avental:) Que bom que partilhamos os mesmos gostos. As coisas pequenas, que tornam os dias melhores, que os preenchem com amor.
    Também hei-de voltar muitas vezes à "Cozinha sem avental".

    Beijo

    ResponderEliminar

AddThis