Receita do bolo que desaparece rapidamente. E uma mesa quotidiana.


Apeteceu-me um título longo:) O bolo de alho francês que é sempre consumido muito rapidamente. Que tem que ser preservado e servido no momento certo. Caso contrário, não chega à mesa. Partido em cubos muito delicados e quase simétricos, não fosse eu tão obcecada com a ordem:) Um bolo que tem a suavidade do sabor do alho francês, matizado com os sabores do bacon, do pimento, da cebola roxa. O meu filho adora esta combinação. E eu adoro que ele adore comer o bolo morno que introduz refeições que são para guardar.
A receita, então:
2 alhos franceses + metade de um pimento vermelho + 4 fatias de bacon partidas em cubos + 1 cebola roxa + 3 ovos + 1 chávena almoçadeira de farinha + 1 pouco de leite + sal, azeite e pimenta rosa.

Antes, começa-se pela parte terapêutica da receita: a de cortar os vegetais e o bacon. Depois, leva-se ao lume numa frigideira com azeite e um pouco de sal e pimenta. Deixa-se saltear durante uns minutos. Entretanto, basta juntar a farinha, os ovos, o leite e uma pitada de sal. Bate-se até a massa ficar fofa. Vamos buscar o que tinha sido salteado e junta-se à massa. No final, é só levar ao forno durante 20 minutos, numa forma untada e polvilhada com farinha. Fácil e rápido. De fazer. E de desaparecer.

5 comentários:

  1. Adorei a receita, que parece tão simples e saborosa. E todos os pormenores da mesa, mais uma vez... Os "nossos" guardanapos, a terrina da sopa, em desuso e que eu acho aboslutamente deliciosa, um centro de mesa de inverno, com limões...
    Um beijo
    Babette

    ResponderEliminar
  2. Também gosto da simplicidade desta receita. E de ser algo que se possa fazer em ritmo acelerado. A terrina da sopa. Esta é a minha preferida e tem uma história associada. É bom que os objectos contem histórias.
    O centro de mesa é uma peça art déco, com limões acabados de sair de uma árvore de Inverno.

    Beijo para a Babette.

    PS: Gostei da parte dos "nossos" guardanapos.

    ResponderEliminar
  3. Olha o bolo que tu fizeste na minha casa, enquanto te despedias, de tão rápido que foi!

    E sim, é uma delicia, ainda morno.
    Um beijinho quotidiano !
    Amanhá ja é sexta e há uma mal para fazer !

    ResponderEliminar
  4. Um beijo quotidiano para a Pipinha. Na véspera de fazer a mala:) Tenho muito carinho por esta receita. Foi a primeira coisa que as minhas mãos fizeram em tua casa. Na tua casa e do Pedro arquitecto.

    See you! Tomorrow!

    Mar

    ResponderEliminar

AddThis