A mesa para a mãe.



Hoje foi dia de oferecer uma mesa de aniversário à minha mãe loira de olhos verdes. Muito bonita, a minha mãe. Olhos brilhantes e abraços carinhosos, quando lhe mostrei a mesa que lhe ofereci de presente. Com talheres misturados e copos de tamanhos diferentes e pratos de entrada alternados. E as coisas da Mar, que estavam à espera, para celebrar o dia. Sopa quentinha (feita pela Ina). Bolo de alho francês e salada verde. Lombo Wellington, em que me apliquei a escrever a palavra mais bonita com massa folhada. O doce escolhido pelo António, que se aplicou a fazer desenhos de pegadas de dinossauros, para oferecer à avó loira. E um bolo de aniversário feito de macarons. Tudo para a minha mãe. Eu só pedi carinhos e festinhas no cabelo. E que ela me dissesse que há-de correr tudo bem. Quando ela diz isso, fica tudo certo, nos seus lugares. E em mim.

PS: Os macarons vieram da Pastelaria Avenida, em Aveiro. E têm a particularidade de me saberem melhor do que quaisquer outros que alguma vez comi. Sim, mesmo que os Ladurée. E ontem comprei todos os macarons da PA, para oferecer em forma de bolo. Um pedacinho de Paris à mesa de aniversário da minha mãe.

12 comentários:

  1. Que presente lindo, esse para a mãe!... Uma mesa linda, cheia das coisas que a Mar mistura e que ficam sempre bem. O pormenor do bolo de macarrons... Não me parece haver bolo de aniversário mais delicado que esse. Ideal para uma mãe. E macarrons melhores que os Ladurée? E sempre é mais perto ir a Aveiro! Já anotei no meu caderninho das coisas boas da vida...
    O lombo wellington ficou lindo. Tudo perfeito para a mãe. Bravo, Mar!
    PS. Só as mães têm esse poder de num abraço nos envolverem e com uma frase nos sossegarem. A minha é assim. O cabelo e os olhos são castanhos, mas é filha da minha Avó A. que era loira e de olhos verdes. Verdes quase cinza, como nunca mais vi igual.
    Babette

    ResponderEliminar
  2. Mar, obrigada pela visita ao Pão e Beldroegas, não conhecia o teu blog mas achei lindo, gostei bastante.
    Esta mesa está posta com tanto carinho que se percebe olhando para as fotos
    Um beijinho bom resto de domingo

    ResponderEliminar
  3. Olá, Mar
    A ideia do bolo de macarons foi excelente, assim como a apresentação. Adoro campânulas! Mas tenho que confessar que adorei as pegadas de dinossauro na massa folhada. bjs

    ResponderEliminar
  4. e que boa surpresa para a tua mãe,parabéns,bjokinhas

    ResponderEliminar
  5. Para a Babette:

    A minha mesa foi feita com todo o carinho. Para a minha mãe. Às vezes, não tenho o tempo que queria. Para irmos almoçar juntas ou às compras. Aquelas coisas de mãe e filha, sabe? Mas foi muito bonito, o momento em que ela entrou e viu a mesa. Tive direito a um abraço prolongado da minha mãe de olhos verdes. Que me soube tão bem! E sim, há poderes que estão reservados às mães. Mesmo quando as filhas são também mães. E habituadas a dar carinho e mimos.

    Beijo da Mar

    ResponderEliminar
  6. Para a Gisela:

    Gostei muito da minha visita ao seu blogue. De ver uma receita cheia de afecto. E fotografias bonitas. Para além disso, evoca o Alentejo. A simplicidade do Alentejo: pão e beldroegas. Vou voltar muitas vezes ao Alentejo. Através do blogue da Gisela. Obrigada.

    Beijo da Mar

    ResponderEliminar
  7. Para a Fa:

    A ideia de fazer um bolo de macarons surgiu no Sábado. Foi um impulso. E foi isso que me fez ir a Aveiro de propósito (a minha mãe merece todas estas coisas). Também adoro campânulas! Já nem consigo inventar espaço para as guardar:)

    Beijo da Mar

    ResponderEliminar
  8. Para a happy single mother:

    Um beijo precioso da Mar:)Para uma mãe que tem uma filha de olhos grandes e brilhantes.

    ResponderEliminar
  9. Para a Belinha:

    Muito obrigada. A minha mãe ficou feliz com o dia. E eu também fiquei feliz com a visita de alguém guloso:)

    Beijo da Mar

    ResponderEliminar
  10. Querida Isa,

    Obrigada pelo almoço, que é sempre sempre delicioso.
    Obrigada pela companhia no cigarro de fim de almoço e por me deixares ficar sempre um pedacinho mais sentada cá fora. E eu gosto muito de cada pedra da tua casa. E do silêncio que só lá encontro.


    A Loira ficou feliz com os miminhos,e vive muito orgulhosa de ti, sempre.

    Nós também Isa.
    Gostamos de ti.


    um beijo meu, que prometo só voltar a cozinhar com amor.
    coisas d'amar, só para quem nos ama.

    ResponderEliminar
  11. Para a minha irmã mais nova:

    Um comentário poético da minha irmã. Obrigada por isso. Por cada uma das tuas palavras. Pelo presente feito de fragmentos em imagens do António. Por teres cuidado do meu filho, quando ele era ainda muito pequenino e frágil. Hei-de guardar sempre o colo que deste ao meu bebé.
    E eu gosto muito dos nossos cigarros de fim de almoço. E que gostes das pedras silenciosas e antigas da minha casa. E da minha comida. Que é sempre feita com amor. Mesmo quando estou cansada. Os gestos de afecto que se repetem. Mesmo quando achamos que já não dá. Ou que não é preciso.
    Também gosto muito da minha família. E de ter uma mãe loira, de olhos verdes, que me dá miminhos. E uma irmã linda e alta e generosa.

    Beijo da Mar (que para ti também é Isa)

    ResponderEliminar

AddThis