Dedicatória

Para a Emília Melo.
O meu dia está a chegar ao fim. Mas antes disso, as palavras que aqui foram deixadas. E a que não consegui corresponder num comentário. Por isso, hoje quis muito escrever a minha gratidão. E a minha gratidão é emocionada. E vai além da alegria que decorre dos elogios. E assim, as minhas palavras vão inteiras para si.
Este espaço foi criado numa tarde de Verão, por um amigo, depois de me terem pedido mais uma receita, depois de ter escrito a minha receita numa folha de papel. E o meu amigo disse que já era altura de criar um blogue. E foi assim. Só para deixar receitas. E seria uma coisa em circuito fechado, pensei eu. Porque nunca tive pretensões de mais nada senão partilhar as coisas que vou tornando minhas. E o espaço virtual, a existir no meio de milhões de outros espaços virtuais, bem melhores do que o meu, foi-se tornando bem real, uma espécie de prolongamento da minha casa. Ou da casa que eu quero ser para os que amo. Mas o melhor tem sido a alegria que me tem dado. E a Emília ofereceu-me alegria com as palavras que deixou no meu último post. Por isso, quis tentar oferecer-lhe palavras. E uma imagem. Composta de coisas da Mar. O caderno verde da Mar. E luzes em forma de estrela. E copos com flores brancas. E uma fotografia de um instante guardado por uma grande amiga. Uma dedicatória.
E sabe, nem de propósito, numa das aulas de hoje, falei da importância da tentativa. De tentarmos todos os dias mais um bocadinho. Mesmo que o nosso corpo às vezes fique cansado. Mesmo quando nos desiludimos e achamos que não vale a pena. Mesmo quando sentimos que os objectos do nosso afecto não estão lá. E não entendem. Eu procuro tentar. Todos os dias. E guardar em mim as coisas que são para amar. Muito pequenas, essas coisas. Uma música enquanto conduzo, as palavras de um aluno que me são confiadas, uma frase do meu filho, um pedaço de céu ou um texto como o seu. No final do dia. E como não gosto de guardar nada para depois, quis escrever para si. Como se fosse uma carta. Desejo-lhe o melhor. E aos seus dois médicos, que a enchem de alegria. Porque lhes terá oferecido boas memórias, eles corresponderão com o carinho alimentado por essas memórias. Declinadas em abraços e em palavras que dão amor. A mais bela das equações. Fica hoje a minha gratidão em forma de dedicatória.

2 comentários:

  1. Mar
    Neste momento, só posso mesmo dizer-lhe Obrigada!Essa dedicatória inesperada deixou-me em silêncio e com o coração a bater um pouquinho mais apressado.É a força das suas palavras! Obrigada!
    Emília Melo

    ResponderEliminar
  2. Acolho com gratidão o seu silêncio. Porque eu tenho tudo a agradecer.

    Beijo da Mar

    ResponderEliminar

AddThis