Tangerinas confitadas e chocolate

Há uns dias reparei numas tangerinas confitadas. Achei-as tão bonitas e delicadas, que pensei logo que ficariam muito bem, se fossem associadas à minha sobremesa mais versátil. E uma das mais pedidas, também. Uma mousse de chocolate, feita em três tempos. Que se reformula e reinventa, de cada vez que lhe associo um sabor novo. E assim, tem-se sempre a sensação de reconhecimento imediato, mas de haver uma qualidade que foi acrescentada ao que já lá estava. Descobri a receita-base desta mousse num livro da Nigella, mas adaptei-a, porque a original era feita com natas gordas e tinha uma quantidade quase impensável de manteiga.
Para fazer este doce tão simples e ao mesmo tempo tão marcante, basta recuperar a receita que está no mês de Junho e acrescentar duas tangerinas confitadas partidas em pedaços pequenos e embebidas em "crème de cassis". E acrescentar pequenos gomos de tangerina, no final. Para que a mousse fique ainda mais bonita e irresistível.

5 comentários:

  1. Que bom quando se consegue que uma receita seja revisitada de maneira diferente. É um enorme potencial, acredite!...
    E o cenário da mousse mais uma vez perfeito!... Ficou um ambiente oriental. As velas parece que ardem (não sei se até ao fim) numa gaiola de pássaros e os motivos do guardanapo fazem lembrar uma gravura japonesa...
    E ao lado da mousse? Será uma caixinha de macarrons que lhe faz companhia?...
    Um beijo
    Babette

    ResponderEliminar
  2. Tem razão. Esta receita tem sido mesmo muito revisitada.
    E obrigada por reparar sempre nos pormenores pequeninos:)Sim, também achei muito oriental. E sabe, o tabuleiro é uma pequena preciosidade, feito pela avó do meu marido. Achei-o tão bonito, que acho que merece ser recuperado e conjugado com uns guardanapos com motivos orientais (Zara Home, btw).
    Ao lado da mousse estavam uns docinhos Ladurée. Um presente de uma amiga, que sabe deste meu gosto.

    Um beijo

    ResponderEliminar
  3. Depois de visitas silenciosas, a amiga dos ladurée está de volta : )

    A minha amiga Isa, há dias, visitou-me na minha casa nova, e ajudou-me no jantar...
    Em cinco minutos, antes de ir embora, pôs-me no forno um belo bolo de legumes. Ficou muito bom mesmo ! Uma refeição ligeira e deliciosa, ao seu jeito.

    Engraçado como consegues uma sobremesa sempre diferente com ingredientes que trazem à mousse clássica sabores curiosos: os figos com os medronhos e agora as tangerinas confitadas.
    Belas variações!

    Um beijinho grande,
    da pipinha

    ResponderEliminar
  4. Mesmo antes de ir. De fazer uma pausa breve. Que belas e generosas, as tuas palavras.
    E sabes, um dia levo-te de presente uma das minhas mousses com coisas acrescentadas. E que acrescentam.
    Ainda bem que gostaste (gostaram)da ligeireza da Isa:)

    Grazie!
    Beijinhos da Isa Mar

    ResponderEliminar

AddThis