Des instants précieux


Um sábado no Porto. Uma ideia do meu belo filósofo, que disse que a Mar precisava de ir ver o mar. Porque tem estado sempre a chover. Porque tem havido frio e nuvens todos os dias. E então, levou-me ao meu restaurante de eleição, o Shis. Por ser mesmo em cima do mar. Eu deixei-me levar. E apreciei lentamente uma refeição que guardei na memória, num sítio que nunca me desiludiu e que não me canso de referenciar como sendo um dos melhores do Porto, a par do Cafeína. E no sábado não houve frio, nem chuva, nem nuvens. Só uma brisa sentida em pleno, enquanto conduzia junto ao mar, na Foz.
Um instante precioso em que cristalizei a imagem de um homem singular, como no filme do Tom Ford. Mas para melhor, porque é real.
E não me apeteceu cozinhar. Nem partilhar receitas.


6 comentários:

  1. Vim aqui ter por uma pesquisa de lombo wellington, a pensar na ementa da quadra festiva que se avista.... e depois não pude parar de espreitar um e outro post, os textos tão bem escritos, as imagens tão bonitas e as receitas inspiradoras!...
    Parabéns pelo blog!
    Neste caso "Há Mar e Mar, há ir e voltar"
    Babette

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que um post tão anterior trouxe uma nova visitante! Fico feliz por isso. E pelas palavras que deixou aqui. E lá atrás, algures no ano passado. Adorei o seu blog. As descrições com detalhe. Que são evidência da vontade de fazer o mesmo que eu tento todos os dias: procurar a felicidade fugaz através do acto de cozinhar. De partilhar com quem partilha a vida um prazer tangível, concretizável. Todos os dias.

    ResponderEliminar
  3. Bem... eu nem digo mais nada pois corro o risco de parecer lamechas.... mas realmente adorei o blog!... Acho que percorri todos os posts. De um bom gosto total! E depois identifiquei-me com o conceito de família, de amizade, de celebração do dia e das ocasiões especiais...De celebrarmos a vida com as pessoas especiais, nos locais especiais, com os adereços especiais.
    Para além do facto de adorar o shis, o cafeína, de a minha paixão por aletria me levar a pedir todos os anos à minha mãe que este seja o meu "bolo" de aniversário!
    O blog que me deu mais prazer descobrir nos últimos tempos. E pronto. Acabou por sair uma lamechice pegada...
    Babette

    ResponderEliminar
  4. Qual lamechice qual quê. Palavras de alguém que me parece ser de uma sensibilidade apurada. Nada pela superfície. Ainda bem que o meu sítio virtual motiva coisas boas. Fico feliz por isso. E por haver alguém "crescido" que adora aletria, com a mesma ternura do meu filho. Também fiquei fiel ao seu blog. Por motivos que coincidem com os seus. É do Porto, a minha nova visitante?

    Mar

    ResponderEliminar
  5. Pois sou. Nada e criada no Porto.
    Também já reparei que cá vem com frequência.... e a "passear" pelos mesmos sítios... restaurantes, Casa da Música, etc. e tal.
    Que bom tê-la desse lado!.... Com coisas tão bonitas para partilhar.
    Se calhar o meu blog é mais "trivial" do que o seu... como se me meteu na cabeça colocar um post todos os dias de semana(!), e por mais que procure "celebrar o quotidiano", encontram-se lá muitas receitas do dia-a-dia, apressadas ainda que (procure) "apresentáveis"...
    Babette
    PS. E ainda me esqueci de referir que, como também pode ver no blog, um dos meus filhos (tenho gémeos!) pediu, no dia dos seus anos, uma travessa de aletria!... Quem sai aos seus
    Babette

    ResponderEliminar
  6. Um post por dia? Que bom! Gostava de ter a mesma coragem e disciplina. Tenho família no Porto. O meu marido nasceu aí. E grande parte dos sítios ligados ao nosso percurso estão ligados à sua cidade. Por isso, vamos aí com muita frequência. A ver se um dia coincidimos no Shis ou no Cafeína:)
    E adoro a maneira como celebra o seu quotidiano. Eu procuro fazer o mesmo. Mesmo quando estou exausta, no final de um dia cheio de coisas para fazer. Mas é tão libertador: cozinhar, preparar a mesa, escolher um vinho. Ou beber champanhe com o meu filósofo:)
    Vou espreitar o seu blog mais um bocadinho:)

    Mar

    ResponderEliminar

AddThis