Chá, scones e um domingo de chuva



Lá fora chove muito. E o jardim aguarda pacientemente pela Primavera. Enquanto isso, na casa junto ao rio, o sentido é viver muito o que o Inverno tem de melhor. Que é olharmos mais para dentro. Para o que nos acolhe silenciosamente. Por isso, um domingo chuvoso e frio de Dezembro vive-se assim: com uma mesa posta para o chá. E com scones barrados com manteiga fresca e compota de framboesas. Um ritual que eu reinvento, partindo das referências inevitáveis dos ingleses. O afternoon tea, que nos hotéis mais emblemáticos de Londres é servido entre as três e as três e meia ou entre as cinco e as cinco e meia. Como tudo o que diz respeito aos ingleses, ritualistas por natureza, obedece a uma série de códigos que eu acho deliciosos. Começando pelo primeiro momento, com finger sandwiches. Que são pãezinhos muito pequenos, barrados com queijo-creme ou com o que nos apetecer. E que se chamam assim, por serem comidos com os dedos. Aliás, é tacitamente proibido usar garfo nesta refeição. E os scones, que devem ser quebrados e não abertos ao meio e barrados com manteiga ou com clotted cream. E compotas.
Então, depois de uns breves minutos a fazer scones, desfrutei do prazer de pôr uma mesa para o chá. E do depois. Chá preto de violetas e scones quentinhos.
Como fazer scones:
3 chávenas de farinha+1 de açúcar+1 de leite+2 ovos batidos+1 colher de manteiga+1 pitada de sal. Misturar tudo, fazer bolinhas pequenas e levar ao forno num tabuleiro untado durante 15 minutos.
Deixo ainda o link do sítio onde este ritual é levado muito a sério.

Sem comentários:

Enviar um comentário

AddThis