Antipasti

Não sei que nome dar a isto que fiz hoje. Mas sei que resultou aromático e leve. E que foi uma óptima maneira de antecipar o jantar. Como foi um momento particularmente intuitivo e porque me distraí nos meus rituais de final de dia, não me lembro das quantidades, nem do tempo que esteve no forno. O que significa que terei que me redimir lá mais para a frente.
Mas lembro-me dos ingredientes. Que foram estes:
Cebola picada + bacon + pimento doce + espinafres cortados + farinha + leite + 3 ovos inteiros +sal, pimenta e azeite + queijos gruyère e conté.
Primeiro, leva-se ao lume a cebola, o bacon, o pimento e os espinafres. Deixa-se estar um pouco, depois de se temperar com sal e pimenta. Retira-se do lume e reserva-se. Entretanto, numa taça, coloca-se farinha (é nesta parte que não me lembro das quantidades), os ovos, o sal e algum leite, que se acrescenta progressivamente. Bate-se com a batedeira durante uns minutos, junta-se o refogado, os queijos, mexe-se e leva-se ao forno numa forma untada e polvilhada com farinha. Quanto ao tempo de cozedura...have no idea! Talvez meia hora.
Mas sei que ficou delicioso. E que desapareceu rapidamente. Embora continue sem saber que nome atribuir a este momento intuitivo da Mar:)

3 comentários:

  1. Penso que estas omoletes de forno, ou quiches sem massa, se chamam frittatas de qualquer coisa. Bem, não é bem porque essas primeiro "fritam" um bocadinho ao lume e só depois recolhem ao forno, para acabarem de cozinhar. Fica por isso uma "frittata saudável de bacon e espinafres".
    Não vai acreditar mas comprei há pouco tempo esses guardanapos, juntamente com os chemins a condizer. Ainda não os usei, estão à espera de mais um momento de celebração!... Adoro este tipo de motivos e de cores, por isso achei que eram a minha cara. Já vi que são a sua também.
    Um BOM NATAL querida Mar!

    ResponderEliminar
  2. Momento intuitivo da Mar!
    Pronto, chega. Ponto final. :)

    ResponderEliminar
  3. E também não vai acreditar, mas quando os comprei, lembrei-me de si. Por achar que talvez gostasse. E estava certa, a minha intuição:) Temos mesmo muitos pontos em comum. E isso é muito bonito.
    Obrigada por me ajudar a tentar perceber que nome dar a esta experiência culinária. Por partilhar o que sabe com a Mar:)

    Um BOM NATAL para si também!

    ResponderEliminar

AddThis