Bolo de citrinos


Este bolo ficou no ponto certo. O que é estranho, porque resultou de um acidente. Distraí-me enquanto estava no forno e, quando dei conta, o meu bolo de citrinos, em que eu tinha pensado tanto, não era dourado, mas sim castanho. Acontece. Mas não me apeteceu desistir, quis resgatá-lo da minha falha. E ainda bem, porque depois de lhe retirar aquele revestimento acastanhado, surgiu um bolo tão bonito. Após ter surgido como imperfeito. O que o torna ainda mais especial.
Agora a receita:
8 ovos+2 laranjas+1 limão+1 chávena de açúcar+1 chávena de farinha+100 g de manteiga.


Primeiro, as gemas são batidas com o açúcar, até obtermos um creme. Depois, junta-se a raspa dos citrinos e o sumo de uma das laranjas. Bate-se um pouco e, lentamente, acrescenta-se a manteiga derretida. Depois, junta-se a farinha e as claras batidas em castelo, de forma alternada. Leva-se ao forno. E nesta parte, eu não consigo dizer de quanto tempo é que o bolo precisa para ficar pronto, uma vez que o deixei queimar:) E, quem quiser, depois de desenformar, pode retirar a parte de fora e regar com uma calda de laranja e açúcar. E salpicar com raspas de citrinos. No fundo, acabei por descobrir uma outra forma de fazer bolos. O vinho do Porto também resultou de um erro, não foi? Aconteceu o mesmo com o meu bolo de citrinos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

AddThis