Creme de cebolinho perfumado com manjericão


Há muitas maneiras de fazer sopa. Mais elaboradas ou não. E depois, há esta sopa. Quando regressei do mercado com um cesto cheio de legumes e ervas aromáticas, tive mesmo que começar por uma sopa. A base é muito...básica. Mas o que vem depois, pouco antes de ser servida, é que a torna tão especial.
Mas é melhor começar pelo princípio: faz-se um refogado normal, com cebola e azeite. Leva-se ao lume e, progressivamente, vai-se juntando tomate coração de boi cortado em pedaços (basta um), duas batatas em cubos, uma courgette e duas cenouras. Deixa-se fazer um pouco no azeite e vai-se adicionando água aos poucos e sal, para ir ganhando sabor. Quando os legumes estiverem cozidos, passa-se muito bem com a varinha e junta-se cebolinho cortado muito fino. Deixa-se cozer um pouco, enquanto preparamos a parte melhor: cortar tomate coração de boi muito maduro em pedaços pequenos e picar folhas frescas de manjericão. Então, antes de servir, coloca-se um pouco do tomate picado no centro do prato e manjericão picado (não muito, porque o sabor desta ervinha é bastante intenso) e finaliza-se com um fio de azeite.
Os comentários foram: absolutamente deliciosa! Apesar de ser temerário dizer de algo que é absoluto, por ser um termo tão denso, a verdade é que por vezes, as coisas mais simples enchem-nos de uma forma que é assim mesmo: absoluta.
E a música que me acompanhou, enquanto fazia esta sopa tão aromática, foi a banda sonora de um filme cheio de imagens fortes e belas. Great Expectations. A voz da Tori Amos e depois a voz do Chris Cornell, dos Soundgarden e a música dos Pulp. Acho mesmo que a comida colhe estas coisas todas. A música, a nossa disposição. Acaba tudo por ser integrado.

2 comentários:

  1. Yes, Sunshower. A música dos meus dezoito anos. Ainda aqui, a acompanhar os dias dos meus trinta anos.

    Miss u!

    ResponderEliminar

AddThis