Bacalhau com natas


Eis um prato que é composto de pequenos passos: cortar batatas em palitos finos, desfiar bacalhau, ralar cenoura, picar cebolas... No fim, parece que houve uma guerra civil na cozinha, de tanta loiça! Mas compensa bem, convenhamos. Esta é, então, a minha interpretação de bacalhau com natas:

3 postas de bacalhau desfiado; 6 batatas grandes, cortadas em palitos finos; 1 cebola picada; 2 dentes de alho; 1 alho francês; 1 cenoura ralada; 1 talo de aipo; meio litro de leite; 50 g de manteiga; pimenta preta; 3 colheres de farinha Maizena; 2 pacotes de natas; azeite e sal q.b.; queijo ralado (Emmental e Mozzarella); um punhado de pinhões.

Levar ao lume um tacho grande com a cebola, os alhos (o francês também), a cenoura, o aipo e o azeite. Deixar refogar e, de seguida, adicionar o bacalhau desfiado e logo depois, as batatas fritas. Envolver e adicionar o béchamel, que se faz assim: leite+manteiga+sal+pimenta+maizena, ao lume, até ficar com consistência de creme. Depois, juntar as natas, voltar a envolver e rectificar os temperos. Colocar num tabuleiro de ir ao forno, cobrindo logo depois com o queijo. Levar ao forno o tempo suficiente para gratinar, retirar, salpicar com o punhado de pinhões e servir a fumegar!

2 comentários:

  1. E quem é que lava loiça como ninguém, quem é?;)
    (ya...grande orgulho...:P)

    ResponderEliminar
  2. Ah!Antes que me esqueça...Tu vai já pensando no pirú...!E não te esqueças que têm que ser travessas sempre a saír do forno..!Assim zás zás zás até nos sentirmos mal..!Deal??

    ResponderEliminar

AddThis