Bolo de Banana e Gengibre


Acabadinho de fazer! Ideal para uma tarde de chuva, com amigas e uma chávena de chá de jasmim.
Agora a receita:
5 ovos; 1 chávena (de chá) de farinha; 1 chávena (de chá) de açúcar mascavado+2 colheres (de sopa); 4 bananas da Madeira; 1 colher (de sobremesa) de gengibre ralado; 80 g de manteiga+1 colher (de sopa).

Ligar o forno e untar uma forma de bolo inglês com manteiga e polvilhar com farinha. Reservar. Bater as claras em castelo e depois as gemas com o açúcar, até obter uma mistura fofa. Derreter os 80 g de manteiga e adicionar à mistura das gemas. Bater durante um minuto. Juntar depois duas bananas, previamente esmagadas com um garfo e o gengibre ralado. Finalizar, misturando as claras e a farinha, alternadamente. Levar ao forno durante meia hora.

Quanto às bananas caramelizadas... Basta cortar duas bananas em lâminas, enquanto se derrete uma colher de manteiga. Assim que a manteiga estiver derretida, adicionam-se as bananas e duas colheres de açúcar mascavado. Deixa-se fazer durante uns minutos, até o açúcar ficar ligeiramente caramelizado. Quando o bolo está pronto, desenforma-se e coloca-se as bananas e o caramelo por cima.


NB: O uso do açúcar mascavado não é um preciosismo. A receita fica mesmo melhor, se for feita com este tipo de açúcar.

4 comentários:

  1. É sempre uma surpresa um bolo de banana.O teu ficou delicioso. Uma combinação que descobri! Tks!
    Beijinhos !

    ResponderEliminar
  2. ...desde o dia 8 de novembro (e hoje já são 30...) que confecciono diariamente esta receita e já sinto os primeiros sinais de saturação... quando se revitalizam os sentidos???? começam a fazer falta novos sabores escritos e lidos, para ajudar a criar novas opções culinárias e dietéticas que iam caindo a bom ritmo.
    será falta de ingredientes, criatividade, pausa pré-natalícia, dieta rigorosa imposta, ou uma questão de recente contratação de cozinheira para o mister?
    toca a alimentar-nos!!!!! com imagens e virtualflavors!

    ResponderEliminar
  3. Os meus alunos (todos eles) tiveram testes. por isso, há duas longas semanas que todo o meu tempo livre é consumido a corrigir testes, a fazer testes and so on. No entanto, continuei a cozinhar e a criar. Só não tive tempo para partilhar. Mas estou a voltar à normalidade, felizmente!

    ResponderEliminar

AddThis