Como se fosse.
































Nesta altura, é tudo como se fosse. De uma maneira ou de outra, as mesas parecem querer antecipar. Esta foi uma dessas declinações. O vermelho das maçãs e das romãs. O verde de uns ramos de cedro. A boa sorte das heras. O branco neve das flores muito pequenas de que gosto todo o ano. E o rosa das peónias. Raras, estas flores.Tudo misturado. Como se fosse uma espécie de jardim inventado para a noite.
Com a mesa, uma variação possível para uma entrada. Leve, com aromas misturados, como na mesa que quis inventar um jardim. Parmesão, coentros. Mesmo a pedir espargos verdes ligeiramente tostados. Mesmo a pedir tempo para ficar à mesa. À espera do que está para vir.
Panquecas de Parmesão e Coentros
5 ovos inteiros + 1 chávena (almoçadeira) de farinha + meia chávena (almoçadeira) de leite + seis azeitonas picadas + meia chávena (almoçadeira) de Parmesão + azeite, coentros e sal q.b. 
Bate-se os ovos, a farinha, o leite e uma pitada de sal. Entretanto, junta-se um fio de azeite e bate-se mais um bocadinho. Depois, as azeitonas e os coentros picados. Finalmente, o Parmesão ralado. Envolve-se e faz-se em pequenas porções, numa frigideira com um pouco de azeite.
E mais música. Esta.

10 comentários:

  1. As tuas mesas parecem-me sempre saídas de um conto de fadas. Esta está especialmente bonita. Tudo tão bem misturado e tão harmonioso. Gostei muito das peónias (impossíveis de encontrar por cá)e do romanesco. Hoje, o meu pai trouxe-me um romanesco da horta. Lindo e verde. Não tão perfeito como esse, mas fez-me muito feliz. Nunca vi romanesco à venda por cá, por isso este tem um sabor ainda mais especial :)
    Nunca fiz panquecas salgadas, mas parece-me uma boa ideia :)
    Um beijo,
    Ilídia

    ResponderEliminar
  2. Falámos destas panquecas. Pareceu-me uma combinação irresistível, sobretudo a ideia de acompanhá-las com os espargos. E sabia desta mesa. E quase sempre acontece o mesmo: as fotos revelam que as mesas são mais bonitas dos que as que eu tinha imaginado. Defeito meu, virtude tua ou um pouco das duas coisas ;)
    Beijo
    Babette

    ResponderEliminar
  3. Como é bom banhar o olhar nas suas mesas! Mais uma, especial como sempre pela sensibilidade estética que revela, pelo amor que nelas coloca. Um maravilhoso legume, "flor couve", faz parte desta composição e confesso que o desconhecia!...Com rosas e legumes assim, o jardim e a horta da Mar são também eles lugares de magia!...
    Vou experimentar a receita.

    Um beijinho,
    Isabel

    ResponderEliminar
  4. Que bonita, que colorida e alegre. Aproximações à mesa de todas as luzes, porque muito em breve é Natal. E então todas as lembranças, das frutas vermelhas, das toalhas garridas, das flores que há. Tudo para celebrar um nascimento. Gosto de tudo! Dessa tua sensibilidade muito própria de quem sente profundamente os momentos do ano.
    Um beijinho grande !
    da Pipinha

    ResponderEliminar
  5. Olá Ilídia:

    Obrigada por isso das fadas:) As peónias são mesmo umas flores muito especiais. Não consigo ter uma flor preferida. Gosto de todas. Muito. Mas se tivesse de pensar rápido e dizer só uma, talvez fosse esta. Lindas, cheias de pétalas em camadas meio caóticas.
    Esta couve cresce aqui perto, curiosamente. Encomendo todas as semanas e tenho uma caixa cheia de coisas destas: muito verdes e daqui.
    Experimenta, se quiseres, estas versões salgadas. Muito leves. Muito aromáticas. Uma daquelas entradas ligeiras.

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  6. Olá Babette:

    Ficam mesmo bem, acredita. E já percebi que permitem uma série de pequenas adaptações. Hei-de experimentar mais versões que tenho na ideia.
    Bom, isso da mesa. Esta foi posta com muito tempo. Normalmente, é assim um bocadinho de rajada. Mas não neste dia. Quando preciso muito de pensar sozinha nas coisas, dá nisto:)

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  7. Olá Isabel:

    Qualquer coisa de flor, nesta couve. Por isso é que a mantenho sempre inteira. Corto as folhas com cuidado. E ponho a cozer. Primeiro a parte que parece flor, depois as folhas. Para não perderem verde e sabor.
    E não há uma horta, para grande pena minha. Só um jardim aparentemente indisciplinado. A ver se a vejo no meu jardim, um destes dias:)
    Muito obrigada, Isabel. Linda, a maneira como diz as coisas. Fico feliz, sabe?

    Um beijo para si.

    Mar

    ResponderEliminar
  8. Olá Pipinha:

    A pensar na tal mesa, sim. E nem vou ser eu a tratar dessas coisas, este Natal. Absolutamente passiva:) Saudades da comida da minha mãe. Muitas. E de estar naquela mesa. Sem coisas pensadas por mim. Também sabe bem que assim seja, não?
    Bom que tenhas gostado das cores. Obrigada.

    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  9. Precisava de ter aqui as cores que emanam da sua mesa. Os dias tem estado tão cinzentos e chuvosos.A natureza é feita assim de opostos. À mesa da Mar um arco-íris de cor e sabor e uma entrada que antecipa dias mais fartos.
    Que as festas sejam então felizes e que 2013 nos traga saúde, otimismo e crença no futuro. O resto surgirá por acréscimo.
    Um abraço de além-mar.
    Patrícia

    ResponderEliminar
  10. Olá Patrícia:

    Tenho visto que sim, que a Natureza tem andado às voltas com as vossas ilhas. Com nuvens cinzentas e chuva. A parte boa é que esses dias meio cinza nos fazem pensar nos arco-íris a haver. Bom que as cores da mesa tenham feito pensar nisso.

    O melhor. E um abraço.

    Mar

    ResponderEliminar

AddThis