Azul.





Combina com o que se quer muito, por esta altura. Coisas azuis, que queremos. Céu e água, muito especialmente. Eu também quero isso da água e do céu. Azuis. E uma mesa. Quis uma mesa com tons diferentes de azul. A resultar de uma vontade (de) azul, a mesa. E de outras coisas mais ou menos imponderáveis. Uma colcha de seda que me estava destinada. Uns pratos na Fábrica Bordallo Pinheiro, nas Caldas da Rainha. Umas taças em azul quase a desmaiar. E o elemento que faltava. Absolutamente de dádiva. Uma peça em opalina turquesa. Que estava mesmo à espera de ser encontrada. Por mim:) Depois, foi só ir em busca de folhas em tons de verde-seco. Pensei em folhas largas de eucalipto. E em lavanda. Verdes que se inclinam para o cinza. Mesa para um domingo azul. Mesmo que o céu não estivesse assim muito azul. Não importa. Estava cá em baixo, hoje. O azul todo que eu quisesse. À mesa. Ou nas páginas de um livro. Um livro inteiro. Sobre uma cor.

10 comentários:

  1. Boa noite Mar

    Azul.Cor da lealdade. Da personalidade.Dizem que também simboliza o ideal e o sonho.Esta é, para mim,uma mesa de sonho! E aquela taça de vidro opalino no centro? É uma explosão de subtileza!Parabéns!
    Beijinhos e obrigada por me ter provocado uma certa emoção antes de me deitar! A beleza também nos faz "agir", não acha?
    Emília Melo

    ResponderEliminar
  2. O azul é, realmente, a cor por que todos ansiamos nesta altura. É a cor do verão. E, para celebrar a estação, mais uma mesa linda. Linda, a sua nova louça. E a ideia da colcha na mesa é, sem dúvida, original. A remaatar, a taça do centro. Também linda.
    A cor do meu fim-de-semana foi o verde. Com um bocadinho d azul, também. O verão parece ter-se decidido a ficar por cá. Um beijo e boa semana.

    ResponderEliminar
  3. Já lhe terei algum dia dito que, se fosse de louça, quereria ser uma tacinha à mesa da Mar?
    Se disse, repito.
    Beijinhos e tenha uma semana muito gostosa.

    ResponderEliminar
  4. Muito linda esta mesa de azul tímido. Com uma taça bem vibrante, servida numa colcha de seda que acolhe. Tudo parece encaixar. O que já existia e o que vem de novo. Fazes isso muito bem. E o livro não podia ser mais apropriado. Parece o azul que o Yves Klein patenteou como seu.
    Um beijo de boa semana,
    Babette

    ResponderEliminar
  5. Linda a tua mesa azul. Tu disseste que ia ficar linda! Pálidos os tons do azul, nas tacinhas, no prato pequeno e na toalha de sábado. E já sei o que é opalino. Vidro com uma camada leitosa e outra transparente.
    E olha, o melão das Caldas acabou por ficar em minha casa, mas esta semana há mais no mercado :)
    Com beijinhos em azul, no fim de um dia cheio de trabalho.
    da Pipinha

    ResponderEliminar
  6. Olá Emília:

    Sim. A vontade de beleza. A reacção à beleza. Que nos faz agir. Que faz com que não seja possível ficarmos quietos, às vezes. O azul significará essas e outras coisas. Todas elas lindas e grandes. Eu quis muito esta mesa. Porque foi surgindo. Uma coisa de se ir adivinhando. Uma coisa. Mais outra. E depois o elemento que faltava. A explosão turquesa da taça em opalina. Um encanto meio meteórico, de tão impulsivo:)
    E obrigada eu. Também já de noite. Na do dia seguinte. Que bom que lhe tenha feito bem, a mesa azul. A mim, fizeram-me bem as suas palavras.


    Um beijo.

    Mar

    ResponderEliminar
  7. Olá Ilídia:

    Já vi que sim, que o seu fim-de-semana foi verde. Com pedaços de azul. O azul que é Verão. Um bocadinho à mesa. E normalmente não costumo ceder aos impulsos de loiça que não seja branca. Mas não consegui ignorar estes azuis todos. Ficam muito bem, estas colchas. Aquelas das avós, sabe? As que são postas à janela, durante as procissões da Páscoa. Lindas, nas mesas.

    Um beijo de boa semana para si. Que sejam azuis de Verão, os seus dias.

    Mar

    ResponderEliminar
  8. Que comentário amoroso, minha Lusitana:) Uma tacinha turquesa, se fosse de loiça. Apesar de gostar muito de branco. Por ser essa a cor com que se vestia muitas vezes. Lembrei-me de ter dito isto uma vez. A propósito de uma outra mesa.

    Um beijo com carinho para si.

    Mar

    ResponderEliminar
  9. Olá minha amiga doce:

    Coisas a encaixar umas nas outras. Porque foi mesmo assim. Coisas a fazerem com que outras acontecessem. E já reparaste no curioso de alguém dizer que uma certa cor é sua? Que lhe pertence por direito. Com direito a registo e tudo:)

    Um beijo para ti. Muito de final de dia de Verão azul:)

    Mar

    ResponderEliminar
  10. Eu tinha-te dito:) Enquanto andava meio compulsiva em busca de loiça. Aquelas peças ficaram gravadas num olhar que ainda não existia. Que só ficou completo ontem. Também tive de ir ver o que era isso de vidro opalino. O senhor da taça turquesa garantiu-me tantas vezes que era uma coisa especial. Mesmo que eu a quisesse pelo melhor dos motivos: por ser de um azul lindo:)
    Vai então ao mercado. E volta logo:) Mesmo que aí haja loiça bonita, estás melhor aqui.

    Um beijo. Também depois de muitas coisas. Um bocadinho exausta, a tua amiga das mesas azuis:)

    ResponderEliminar

AddThis