Fragmentos de um fim-de-semana












E depois de uma sexta-feira na Casa da Música, no Porto. Depois de ouvir duas comunicações deliciosas. Depois de caminhar sozinha numa rua que se chamava Rua da Meditação...Eis que chega o sábado. Cheio de sol. E o pequeno-almoço tomado cá fora. Junto das árvores. E os almoços. Prolongados. Vinho branco. Muito fresco. E um "late harvest", para a sobremesa. E sempre conversa. E silêncios. E muita música. The XX. Foi esta a banda sonora do meu fim-de-semana. E há-de ser a música do meu aniversário! Descobri hoje que vão estar cá outra vez, no dia 8 de Julho, no Optimus Alive! Música muito boa. Ouve-se o CD do início ao fim. Sem saltar músicas. Sem perder a paciência.

Quem disse que não se é feliz durante a semana?


Um pedaço de final de tarde. Enquanto se aguarda o jantar. Os dias podem ser cheios. E cansativos. E até previsíveis. Mas esse ciclo pode quebrar-se. Com rituais pequeninos. Este é um deles. O melhor gin tónico do mundo! :) Com rodelas de lima, em vez de limão.

Como tornar mais doce um dia de sol...




Para o final de um almoço abençoado pelo sol, resolvi distribuir felicidade com um cheese cake de chocolate, feito numa bela manhã de Domingo, enquanto ouvia Portishead. Quem diria que um som tão urbano, tão melancólico, resultaria num doce tão...solar?
Bem, para fazer, basta recuperar qualquer uma das minhas receitas de cheese cake e juntar uma barra de chocolate para culinária ao leite condensado, quando este estiver a aquecer em banho-maria. Depois, basta decorar. Eu escolhi raspas de chocolate branco, mas também me lembrei de morangos laminados...

Mousse de limão com suspiros


Os suspiros dão uma graça especial às mousses e a esta em particular. Como quase todas as minhas receitas, também se faz em ritmo acelerado. Esta foi feita uma hora antes do meu jantar de hoje. E foi bem a tempo de se servir no final da refeição! Faz-se com dois pacotes de natas, raspa de três limões, metade de uma lata de leite condensado, dois iogurtes naturais e... os suspiros que nós quisermos! Antes, bate-se as natas. Num outro recipiente, mistura-se os iogurtes com o leite condensado, a raspa dos limões e um pouco de sumo de limão. Envolve-se as natas batidas nesta mistura e parte-se vários suspiros, voltando a envolver. Levar ao congelador ou ao frigorífico.
Nota: Há dias experimentei os suspiros na mousse de ananás e ficou óptimo. Não consegui tirar fotografia a tempo, porque desapareceu muito rapidamente. :)

Pudim de leite condensado


Um pudim que se faz em três tempos e que leva meio litro de leite, uma lata de leite condensado, 10 gemas de ovos, uma casca de limão, um cálice de vinho do Porto e duas colheres de amido de milho. Leva-se os leites com a casca de limão ao lume e deixa-se ferver, adiciona-se o amido misturado num pouco de leite e mexe-se durante uns minutos. Juntar às gemas previamente mexidas com o vinho do Porto e colocar numa forma forrada com caramelo. Levar ao forno em banho-maria durante cerca de 40 minutos.

Uma sopa reconfortante


Há sempre um quê de consolação na comida. Acontece quase todos os dias comigo. Apetece-me cozinhar, criar alguma coisa com as minhas mãos e deixar que a mente se evada do dia. Das pessoas. Dos sítios. E estar só assim. A fazer comida. Uma coisa simples. Uma forma humilde de fazer felizes os outros.
Esta sopa é um caldo de carne (de rabo de boi), a que adicionei couve chinesa, cenouras, aipo, courgettes, sal e azeite. E ficou bem. E fez-me regressar à minha infância. Ao colo da minha mãe.
Desculpem o tom nostálgico :)

Peixe assado que não fica seco




























Para quem gosta de peixe, mas não tem grande jeito para os grelhados (como é o meu caso), esta é uma óptima solução. Basta colocar o peixe numa folha de papel de prata, temperar a gosto (eu uso sal, limão, azeite, cebolinho...), embrulhar e levar ao forno durante 20 minutos. Rápido, não?

Bom proveito!

AddThis