Tarte de cebola vermelha e acelgas


Uma tarte feita em meia hora. Ligeira. Com muitos vegetais e uns fiapos de queijo mozzarella. Uma óptima entrada, com pretensões a prato principal.


Ligar o forno e forrar uma forma de tarte com fundo amovível com massa folhada. Cortar 2 cebolas vermelhas em rodelas finas, adicionar pedacinhos de pimento verde, cenouras cortadas em rodelas finas e levar ao lume em azeite. Deixar cozinhar e juntar um pouco de tomate triturado. Finalmente, juntar as acelgas na quantidade que se entender e deixar estar mais cinco minutos. Temperar de sal e pimenta e colocar na massa folhada. Espalhar o queijo ralado por cima e levar ao forno durante 15 minutos.

Polvo assado em vinho tinto


Uma pequena advertência: não fui eu que cozi o polvo. Não consigo achar maneira de o deixar no ponto certo. Mas a minha mãe sabe e ajudou-me. Eu fiz o resto e ficou delicioso! Mas hei-de conseguir fazer tudo sozinha! Um dia...


Cortar o polvo em partes não muito grandes. Reservar. Ligar o forno. Entretanto, juntar cenouras laminadas, cebolinhas, pimentos e alhos e refogar em azeite. Ir salpicando com vinagre e temperar com sal, pimentão doce e um pouco de pimenta preta. Deixar estufar durante 5 minutos. Adicionar o polvo partido, juntar 2 copos de vinho tinto e deixar apurar durante mais 5 minutos. Levar ao forno quente durante vinte minutos. Servir com batatinhas cozidas e verduras a gosto.

Mais uma ideia para risotto


Bem sei que insisto demasiado nos risottos... Mas é um dos meus sabores preferidos. E é tão versátil. E não precisa de acompanhamentos. E é relativamente rápido. E terapêutico.
Este risotto é de bacon, vegetais e frutos secos. Faz-se da mesma maneira que os outros todos, com a diferença de ter bacon e de se juntar frutos secos na parte final, antes de se servir.

AddThis