Um bolo de chocolate feito a catorze centímetros do chão


Cheguei hoje a casa com uma vontade enorme de fazer um bolo de chocolate. Inteiramente de chocolate. E nem me preparei para o fazer. Mantive-me com os meus sapatos preferidos. Muito altos. E queria muito que fosse feito ao som de uma música comovente. Squander, Skunk Anansie. Que significa esbanjar. Pois eu esbanjei o meu final de dia a fazer um bolo de chocolate muito denso. E a lembrar a música, à beira do rio. E da brisa muito fresca da noite. E de como isso me acrescentou.
E agora o bolo:
seis ovos+uma chávena de açúcar+uma chávena de chocolate em pó+meia chávena de farinha+100g de manteiga derretida+frutos silvestres secos.
Primeiro bate-se os ovos com o açúcar e junta-se depois a manteiga derretida. Bate-se mais um pouco e acrescenta-se o chocolate em pó e depois a farinha e os frutos silvestres. Mexe-se com cuidado e leva-se ao forno durante meia hora. Desenforma-se e cobre-se com creme de chocolate, que é uma tablete de chocolate derretida com uma colher de manteiga, um pouco de leite condensado e metade de um pacote de natas.

E ficou mesmo bom. Delicioso na inteireza do sabor intenso do chocolate. E a fotografia é uma homenagem ao presente de aniversário da Pipinha e do seu namorado arquitecto, que mandaram vir de Paris um livro muito especial, para eu aprender a fazer os macarons da Ladurée. Pode ser que em Setembro lá estejamos, no Salon Rive Gauche, a deliciarmo-nos com pequenas preciosidades feitas de açúcar.

2 comentários:

  1. Gostámos muito de escolher este presente, achámos que íamos acertar. E penso que sim! Ainda bem que gostaste. é uma data importante. As maravilhas da internet fazem-nos estas vontades, chega tudo bem a tempo, um cubinho de açucar...
    Que lindo bolo de chocolate, dos que eu mais gosto, de só chocolate. Boa escolha, para esbanjar o fim do dia!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Foi mais uma das coisas preciosas daquele dia. Porque existem pessoas muito especiais que estão todos os dias. Como tu, a minha amiga de sempre. Que fica comigo no escuro, à espera que tudo passe. Obrigada a ti. E a ver se vais provar o bolo de chocolate. Só de chocolate.
    Um beijo

    ResponderEliminar

AddThis