Dias frios em Milão


Nos próximos dias, não vou fazer comidinha. Mas vou inspirar-me, estou certa. Numa cidade italiana (que neste momento está congelada). Até ao regresso, então!

Bacalhau com natas


Eis um prato que é composto de pequenos passos: cortar batatas em palitos finos, desfiar bacalhau, ralar cenoura, picar cebolas... No fim, parece que houve uma guerra civil na cozinha, de tanta loiça! Mas compensa bem, convenhamos. Esta é, então, a minha interpretação de bacalhau com natas:

3 postas de bacalhau desfiado; 6 batatas grandes, cortadas em palitos finos; 1 cebola picada; 2 dentes de alho; 1 alho francês; 1 cenoura ralada; 1 talo de aipo; meio litro de leite; 50 g de manteiga; pimenta preta; 3 colheres de farinha Maizena; 2 pacotes de natas; azeite e sal q.b.; queijo ralado (Emmental e Mozzarella); um punhado de pinhões.

Levar ao lume um tacho grande com a cebola, os alhos (o francês também), a cenoura, o aipo e o azeite. Deixar refogar e, de seguida, adicionar o bacalhau desfiado e logo depois, as batatas fritas. Envolver e adicionar o béchamel, que se faz assim: leite+manteiga+sal+pimenta+maizena, ao lume, até ficar com consistência de creme. Depois, juntar as natas, voltar a envolver e rectificar os temperos. Colocar num tabuleiro de ir ao forno, cobrindo logo depois com o queijo. Levar ao forno o tempo suficiente para gratinar, retirar, salpicar com o punhado de pinhões e servir a fumegar!

Bolo de chocolate diferente de todos os outros


Não consegui pensar num nome decente para este bolo. Hoje de manhã surgiu-me a ideia de juntar frutos secos, chocolate, vinho do Porto e passas. O resultado deixou-me sem palavras. E aqui em casa, aconteceu o mesmo com todos. Só ficou uma fatia...que eu vou comer, depois de partilhar a receita.

6 ovos; 100 g de manteiga; 1 chávena de açúcar; 1 chávena de chocolate em pó (Cadbury's ou Nestlé); 10 nozes; 20 avelãs; uma mão cheia de passas; 1 cálice de vinho do Porto; 2 colheres de farinha.
Derreter a manteiga. Bater as claras em castelo e depois as gemas com o açúcar. Juntar a manteiga à mistura das gemas e de seguida, juntar o chocolate em pó. Adicionar o vinho do Porto e envolver, sem bater. Juntar depois as nozes e as avelãs, picadas grosseiramente, para não ficarem reduzidas a pó. Envolver e juntar depois as claras. Finalizar com a farinha. Colocar numa forma untada com manteiga e levar ao forno durante 20 minutos. Cobrir com chocolate.
Para o creme de chocolate:
75 g de chocolate para culinária; 1 colher (de sopa) de manteiga; 3 colheres (de sopa) de natas.
Derreter o chocolate com a manteiga, em banho-maria. Quando derreter, juntar as natas e mexer.

Um clássico


Tive vontade de comer leite-creme. E, num instante, o meu desejo ganhou uma consistência cremosa e doce.

Leite-Creme
1 litro de leite; 1 casca de limão; 1 pau de canela; 200 g de açúcar; 75 g de farinha; 1 pitada de sal; 2 ovos inteiros+4 gemas; açúcar mascavado q.b.

Levar ao lume o leite com a casca de limão e o pau de canela, até ferver. Retirar o limão e a canela e reservar. Enquanto o leite vai fervendo, mistura-se a farinha, com o açúcar e o sal. Adiciona-se a esta mistura os ovos com as gemas, previamente batidos. De seguida, junta-se o leite em fio, mexendo sempre com um batedor de varas. Quando a mistura estiver bem homogénea, leva-se ao lume novamente, mexendo sempre com o mesmo batedor, até adquirir a consistência cremosa pretendida. Imediatamente antes de servir, polvilha-se a superfície com açúcar mascavado e queima-se com um ferro próprio.

Chegou o mês das luzes!




Já fiz a árvore. E também fiz um presépio. Que este seja um Natal quietinho, tranquilo, à lareira. E que cheire a canela, a laranja, a limão e a açúcar mascavado... Como os natais da minha infância.

Farrapos de Serra da Estrela


Uma criação com o patrocínio de um grande amigo, engenheiro na ANCOSE (Associação Nacional de Criadores de Ovinos e Caprinos da Serra da Estrela). E desta associação, com este nome tão longo, vêm os melhores queijos da Serra. E pensar que eu não costumava gostar de Queijo da Serra...
Esta é uma maneira de abrir as hostilidades, antes de uma boa refeição. Para isso, basta colocar pedacinhos de queijo em quadrados de broa, previamente barrada com um pouco de azeite. De seguida, juntar um pouco de mel de rosmaninho (muito pouco). Finalizar com grãos de romã e levar ao forno durante 10 minutos (ou o tempo suficiente para o queijo ficar gratinado). Delicioso!

AddThis