Frango com limão e tomilho


Este frango é caseiro, foi-me oferecido por uma senhora simpática. E isso faz uma certa diferença, mas o resultado também é bom com frango do campo.
Agora a receita:
1 frango inteiro; 1 limão; 2 raminhos de tomilho; 1 copo de vinho branco; 1 colher (de sopa) de pimentão doce; sal, azeite e água q.b.

Temperar o frango antecipadamente com o sal, o vinho, o azeite e o pimentão doce. Ligar o forno 10 minutos antes de colocar o frango. Depois, colocar o limão dentro do frango, juntar o tomilho, levar ao forno e deixar estar durante uma meia hora. Acrescentar água aos sucos da carne e ir espalhando estes sucos pelo frango, com a ajuda de um pincel de cozinha. Quando a pele estiver bem douradinha e tostada, o frango deve estar pronto a servir, depois de ter estado encerrado no forno durante, pelo menos, uma hora. Acompanha-se com umas batatinhas douradas e serve-se.

Uma viagem curta a Itália


Esta lasagna é o prato preferido do meu filho. E é mesmo um gosto vê-lo comer e deliciar-se! Estas coisas aprendem-se de pequenino.
Lasagna
12 folhas de lasagna; 1 cebola; meio quilo de carne picada; 1 dente de alho; metade de um pimento verde; meio copo de vinho branco; 2 tomates grandes, cortados em pedaços; 1 courgette cortada em meias-luas; 1 cenoura; água, sal, azeite e orégãos q.b.; queijo Emmental e Mozzarella ralado; molho béchamel.
Começar por fazer o refogado, com a cebola, o alho e o azeite. Gradualmente, juntar a cenoura cortada em pedacinhos, o pimento e a courgette. Mexer e juntar de seguida o vinho branco. Logo depois, adiciona-se o tomate e deixa-se cozinhar. Junta-se de seguida a carne picada e um pouco de água e sal. Deixa-se cozinhar durante 20 minutos. Passado este tempo, tempera-se com os orégãos e adiciona-se mais sal e água. Reserva-se.

Para o molho béchamel ( o molho béchamel de compra não tem nada a ver com o que se faz em casa)
Meio litro de leite; 50 g de manteiga; sal; pimenta preta moída e 4 colheres (de sopa) de Maizena diluídas numa chávena de leite.

Numa caçarola, colocar o leite e a manteiga. Temperar com o sal e a pimenta. Levar ao lume. Quando estiver quente, junta-se a Maizena (previamente diluída). Mexe-se regularmente, até engrossar o suficiente.

Antes de ir ao forno:
Num pirex, colocar 4 folhas de lasagna (daquela que não precisa de ser cozida). Depois, colocar uma camada da mistura de carne picada e uma outra de molho béchamel. Repetir esta operação, até se esgotarem os ingredientes. Finalizar com uma última camada (generosa) de queijo ralado. Levar ao forno durante 40 minutos e servir.

Bolo de Banana e Gengibre


Acabadinho de fazer! Ideal para uma tarde de chuva, com amigas e uma chávena de chá de jasmim.
Agora a receita:
5 ovos; 1 chávena (de chá) de farinha; 1 chávena (de chá) de açúcar mascavado+2 colheres (de sopa); 4 bananas da Madeira; 1 colher (de sobremesa) de gengibre ralado; 80 g de manteiga+1 colher (de sopa).

Ligar o forno e untar uma forma de bolo inglês com manteiga e polvilhar com farinha. Reservar. Bater as claras em castelo e depois as gemas com o açúcar, até obter uma mistura fofa. Derreter os 80 g de manteiga e adicionar à mistura das gemas. Bater durante um minuto. Juntar depois duas bananas, previamente esmagadas com um garfo e o gengibre ralado. Finalizar, misturando as claras e a farinha, alternadamente. Levar ao forno durante meia hora.

Quanto às bananas caramelizadas... Basta cortar duas bananas em lâminas, enquanto se derrete uma colher de manteiga. Assim que a manteiga estiver derretida, adicionam-se as bananas e duas colheres de açúcar mascavado. Deixa-se fazer durante uns minutos, até o açúcar ficar ligeiramente caramelizado. Quando o bolo está pronto, desenforma-se e coloca-se as bananas e o caramelo por cima.


NB: O uso do açúcar mascavado não é um preciosismo. A receita fica mesmo melhor, se for feita com este tipo de açúcar.

AddThis