Os peixes



"Entra no mercado e vira à tua direita e ao terceiro homem que encontrares em frente da terceira banca de pedra, compra peixes."
Sophia de Mello Breyner Andresen

Robalos no forno
3 robalos médios; meio copo de vinho branco; metade de um limão; sal q.b.; um fio de azeite.
Temperar os peixes com o limão e o sal. Deixar marinar durante uma meia hora. Depois, colocar uma folha de prata num tabuleiro de ir ao forno, colocar os robalos, regar com a marinada de limão e com um fio de azeite. Cobrir com outra folha de prata e fechar, embrulhando os peixes. Levar ao forno durante uma meia hora e, a meio, abrir a folha de prata, para colocar tomate-cereja aberto ao meio, para o molho ficar mais colorido.


Puré aveludado
8 batatas brancas; sal; 2 gemas de ovos; um copo de leite; noz-moscada.
Cozer as batatas com um pouco de sal. Quando estiverem bem cozidas, passar com a varinha mágica. Levar depois ao lume, juntando as gemas, misturadas com um pouco de leite. Mexer de imediato, envolvendo bem a mistura das gemas no puré. Temperar com sal e noz-moscada e ir adicionando mais leite. Provar, para rectificar os temperos e servir de imediato.

Courgettes-baby salteadas na frigideira
6 courgettes-bebé; um fio de azeite; um dente de alho; umas gotas de vinagre; sal e pimenta q.b.
Cortar as courgettes em rodelas. Aquecer um pouco de azeite numa frigideira e juntar as courgettes, temperar com sal e pimenta preta. Deixar fazer durante uns minutos, agitando a frigideira. Salpicar com vinagre e mexer. Servir de imediato.
Nota: Peço desculpa pela fotografia, acho que não ficou muito bem. Mas também sou amadora nessa área.

Cheese cake de chocolate e banana

Uma invenção de domingo. Outra. Depois de pensar longamente no que fazer com bananas prestes a entrar em fase de decomposição. E também em como aproveitar o resto do creme de chocolate que usei na receita anterior (das pêras). Este cheese cake faz-se como os outros, com a particularidade de, em vez de colocar unicamente leite condensado a aquecer, coloca-se o creme de chocolate de que falei há pouco. Aqui fica o resultado!

Cheese cake de chocolate e banana
As alterações à receita original são as seguintes:

Creme de chocolate (a receita está no post anterior); 2 colheres de chocolate em pó Cadbury (adicionadas à mistura de bolacha e manteiga)
Para a cobertura de banana:

5 bananas; 1 colher (de sopa) de manteiga; 1 copo de brandy; 3 colheres de leite condensado;

Corta-se as bananas em rodelas relativamente grossas, coloca-se a manteiga a derreter numa frigideira e, assim que estiver pronta, junta-se o brandy e, logo depois, as bananas, para irem ganhando cor. Deixa-se fazer um pouco e depois acrescenta-se as colheres de leite condensado. Mexer com muito cuidado, para não estragar as bananas e retirar do lume. Quando o cheese cake estiver suficientemente sólido e ainda na forma, espalha-se a mistura por cima e leva-se novamente ao frio. Quando se desenforma, coloca-se raspas de chocolate branco por cima e serve-se bem fresco!

O que se faz com fruta, licor e chocolate



Pêras sublimadas
6 pêras; meio litro de licor de Favaios (ou qualquer outro vinho doce ou licor); metade de uma tablete de chocolate para culinária; 3 colheres (de sopa) de natas cremosas; uma colher de manteiga; 2 colheres de leite condensado.
Cozer as pêras, mergulhando-as no licor. Deixar estar em lume controlado (e mantendo a panela fechada), até o licor começar a ficar com uma consistência cremosa. Retirar as pêras para um prato e reservar a calda do licor. Entretanto, fazer o creme de chocolate, colocando-o ao lume, em banho-maria, com a colher de manteiga. Quando estiver derretido, juntar as colheres de leite condensado e misturar. Finalmente, adicionar as natas e envolver.
Voltando às pêras... Basta pegar num palito (existem uns palitos de aperitivos na Casa, que são diferentes e, por isso, nos fazem esquecer a sua função principal) e espetar em cada uma das pêras, bem no centro. Mergulhá-las depois no creme de chocolate e deixar escorrer numa rede, antes de se colocar no prato de servir. Finalmente, espalhar por cima a calda de licor, depois de o chocolate estar bem consistente.

Um livro (e uma amizade)


A minha amiga Vanessa ofereceu-me um livro. Sem que fosse o meu aniversário, ou outra data especial. Um livro de comida, sobre comida. E encheu-o ainda mais, com palavras dela.
Com um sorriso generoso. Obrigada.

Bolo de Lima


Uma receita recém-nascida! Há uns tempos que andava a pensar na versatilidade das limas. De como são frescas, com aquela oscilação ténue entre o doce e o ácido. Assim, e como os domingos de manhã são particularmente inspiradores, resolvi pensar num doce com o peso certo de... doce.
E resultou!
Bolo de lima
5 ovos; 1 chávena (de chá) de açúcar; 1 chávena (de chá) de farinha; 2 limas; 100 g de manteiga.
Untar uma forma redonda com manteiga e polvilhar com farinha. Reservar. Ligar o forno.
De seguida, derreter a manteiga. Entretanto, separar as gemas das claras. Bater as claras em castelo e logo depois, bater as gemas com o açúcar, até esta mistura duplicar de volume. Juntar a manteiga derretida às gemas e ao açúcar e bater novamente. Adicionar depois o sumo de uma das limas (a que já se retirou previamente a raspa) e continuar a bater durante dois minutos. De seguida, ir juntando as claras e a farinha, alternadamente, até acabarem. Levar ao forno durante 20 minutos.
Para a calda:
Sumo de uma lima; 2 colheres (de sopa) de água; açúcar em pó a gosto (eu uso três colheres de sopa).
Levar a água e o sumo da lima ao lume, até ferver. Juntar de imediato ao açúcar e cobrir o bolo, ainda quente, embebendo-o por todo.
Nota: Decidi cobrir o bolo com chantilly e salpicar com a raspa das duas limas usadas na receita.

O meu bolo de chocolate

Nada como um bolo de chocolate, com o creme a escorrer...delicioso. Esta receita é testadíssima e foi das primeiras que eu criei, a sós com o meu forno caprichoso. Bom proveito, então!
Bolo de chocolate
5 ovos; 100 g de manteiga derretida; 1 chávena (de chá) de açúcar; 1 chávena (de chá) de chocolate em pó Cadbury.
Para o creme:
Meia lata de leite condensado; 1 tablete de chocolate para culinária; metade de um pacote de natas.
Ligar o forno. Untar uma forma com manteiga e polvinhar com farinha. Reservar.
Juntar ao açúcar a manteiga derretida e bater durante uns minutos. Depois, adicionar os ovos inteiros, um a um e bater muito bem entre cada adição. Quando a mistura estiver bem batida, juntar o chocolate em pó e envolver com uma colher de pau. Colocar na forma e levar ao forno durante meia hora (no máximo).

Para fazer o creme:
Levar ao lume, em banho-maria, o chocolate (partido em pedaços) e o leite condensado. Deixar derreter. Quando estiver pronto, junta-se as natas e envolve-se bem.
Finalmente... espalhar o creme de chocolate no bolo. E esperar até ser hora de servir!

O fim do Verão

Há uma decadência doce nestes dias de Verão. E a terra é generosa nesta altura do ano: oferece-nos doses de matéria-prima, para armazenarmos, para prepararmos os dias frios de Inverno, aparentemente distantes. Por isso, o meu lado de formiguinha entra em acção quando alguém me oferece frutos que podem ser conservados sob a forma de compotas. Figos, maçãs, ameixas e tomates. Coração-de-boi. Carnudos. Cheios de polpa. Hoje deixo a minha receita de compota de tomate com canela. Que não deve ser mesmo minha, uma vez que as maneiras de fazer compotas não variam muito. De qualquer forma, aqui fica.
Compota de tomate e canela

8 tomates coração-de-boi (pelados e partidos em pedaços); 750 g de açúcar; 1 pau de canela; sumo de meio limão.
Colocar tudo num tacho e deixar fazer durante uma hora. Com vigilância amorosa e regular, ir mexendo carinhosamente. Quando estiver pronta, eliminar o pau de canela e deixar arrefecer. Tranferir para frasquinhos de compota e guardar. Eu costumo conservar no frigorífico, uma vez que esta compota é óptima muito fresquinha. Também costumo usar como sobremesa, em cima de lascas muito finas de queijo parmesão.

AddThis