A (very) quiet place...

Um sítio que cala as palavras. Um espaço de contemplação.

Pudim Abade de Priscos



25 gemas de ovos (caseiros, de preferência); 400g de açúcar; 2dl de água; 2 lascas de presunto (sim, leram bem: presunto); 1 cálice de Vinho do Porto; açúcar q.b. para o caramelo.

Antes de tudo, fazer o caramelo e forrar bem a forma. Reservar. Num tachinho, colocar o açúcar, a água e o presunto e levar ao lume. Quando começar a ferver, deixar durante 5 minutos. Entretanto, numa taça, misturar as gemas com o vinho do Porto, usando um batedor de varas. Depois de a calda estar pronta, adicioná-la suavemente às gemas, mexendo continuamente com o batedor. Finalmente, pôr na forma e levar ao forno em banho-maria durante cerca de 40 minutos.

Nota: Este tempo depende dos fornos e das formas, por isso, na primeira vez que se fizer, é melhor ir controlando e ver se está pronto.


Um doce para partilhar felicidade...




Nunca ninguém resiste a este doce. Talvez por ser tão apelativo, principalmente se lhe juntarmos morangos, groselhas, amoras, mirtilos...

Cheese Cake de Frutos de Verão
1 embalagem de queijo Mascarpone; 1 lata de leite condensado; 2 pacotes de natas; 1 pacote de bolachas digestivas de aveia; 100g de manteiga; 5 folhas de gelatina branca; leite q.b.; mistura de frutos silvestres (podem ser congelados)

Antes de tudo, devemos ralar as bolachas, juntar-lhes a manteiga derretida e umas gotas de leite. Depois, coloca-se esta mistura numa forma de fundo amovível e forra-se o fundo. Coloca-se no frio. Entretanto, podemos levar o leite condensado ao lume, em banho-maria. Enquanto isso, batemos as natas e colocamos as folhas de gelatina em água fria. Quando o leite condensado estiver quente, junta-se-lhe as folhas de gelatina, depois de escorridas. Logo depois, adiciona-se o queijo Mascarpone e envolve-se, até se dissolver totalmente. Finalmente, junta-se as natas batidas. Leva-se ao frigorífico.
Quanto aos frutos silvestres, basta passá-los com uma varinha mágica, juntar um pouco de açúcar em pó, e pronto! Leva-se ao frigorífico, para ficar bem fresquinho. Na altura de servir, depois de desenformar o cheese cake, espalha-se esta mistura por cima e decora-se com os frutos de Verão (esses sim, convém que sejam frescos).

AddThis