Como tornar delicioso um lombinho de porco


A carne de porco pode ser sensaborona e seca. Se nós não fizermos nada para o evitar. Um bom tempero e uma preparação paciente e atenta, pode transformar esta carne, aparentemente indiferente, num verdadeiro manjar.

Lombinhos de porco com molho cremoso de aipo, cerejas e castanhas
2 lombinhos de porco; metade de uma laranja; meio copo de vinho branco; um cálice de vinho do Porto; um talo de aipo; 5 cerejas; 10 castanhas; meio pacote de natas; sal, azeite e pimenta preta q.b.

Temperar os lombinhos de porco (no mínimo, meia hora antes de os preparar) com o sal, a laranja, os vinhos, o azeite e o talo de aipo, previamente cortado bem fino. Levar depois a cozinhar durante 25 minutos, em lume moderado. Findo este tempo, retirar os lombinhos e juntar as castanhas e as cerejas, sendo que estas últimas devem estar cortadas em pedacinhos. Fechar o tacho e deixar estar durante uns 10 minutos. Adicionar, de seguida, as natas e mexer cuidadosamente, tendo o cuidado de provar, para rectificar os temperos. Quando o molho começar a adquirir a consistência de creme, transferir os lombinhos para o tacho, depois de terem sido fatiados. Assim, a carne vai tomando o gosto do molho. Quando for altura de servir, retira-se os lombinhos com cuidado, coloca-se num prato de servir, rega-se com o molho e tempera-se com a pimenta preta. Serve-se com batatas fritas e uma salada fresquinha.

Sem comentários:

Enviar um comentário

AddThis