Pato com mostarda de Dijon

Os peitos de pato (ou magrets, como são chamados nos restaurantes com estrelinhas) são muito versáteis. Descobri recentemente que uma maneira de tornar esta carne ainda mais leve, é retirar a pele que a cobre. Como qualquer matéria-prima, deve ser antecipadamente tratada ou seja, bem temperada. Esta é a maneira mais garantida de sentir os sabores harmonizados, quando se está a comer. O acompanhamento era para ser diferente, mas alguém veio cá a casa oferecer uma cestinha de tomates coração-de-boi e... houve necessidade de reformular ideias. Assim, fiz um risotto de tomate e acelgas baby. Muito saboroso!

Pato com mostarda de Dijon
3 peitos de pato; 1 dente de alho; meio cálice de vinho branco; 1 laranja; 2 colheres (de sobremesa) de mostarda de Dijon; sal, azeite e pimenta preta q.b.

Temperar o pato pelo menos duas horas antes de o preparar. E, nesse momento, utiliza-se todos os ingredientes que estão descritos. A única diferença, relativamente a um tempero normal, é a introdução da mostarda, que só é necessário esfregar delicadamente em cada um dos peitos de pato. Reservar.
Passado o tempo da marinada, aquecer um pouco de azeite numa frigideira e colocar os peitos de pato, virando-os alguns minutos depois, para cozinharem uniformemente. Quando estiverem douradinhos, adicionar gradualmente a marinada e deixar que vá reduzindo, até ficar cremosa e a carne cozinhada. Fatiar e passar pelo molho na frigideira, antes de transferir para o prato de ir à mesa.
Risotto de tomate e acelgas baby

Metade de um tomate coração-de-boi; 1 chávena (grande) de risotto; meio copo de vinho branco; metade de uma cebola picada; acelgas q.b.; azeite; sal; uma noz de manteiga; 2 colheres de queijo parmesão; caldo de legumes.

Como a receita de risotto já foi suficientemente descrita, vou só referir que o tomate (devidamente pelado e cortado em pedaços), deve ser colocado depois de a cebola refogar um pouco e que as acelgas podem ser introduzidas aquando da primeira dose de caldo de legumes. Tudo o resto é igual às receitas de risotto que já deixei aqui.

Nota: As acelgas baby vendem-se nos supermercados maiores (Corte Inglês, Jumbo, Continente), na secção das saladas e dos vegetais embalados. Mas, lá mais para o Inverno, encontra-se acelgas grandes, da época e vendidas em raminhos. Nessa altura, faço uma tarte de acelgas e queijo mascarpone...

Sem comentários:

Enviar um comentário

AddThis