Creme de cogumelos


Este creme de cogumelos colheu inspiração na receita de uma grande amiga, que o fez para mim há uns dias. Pedi-lhe a receita, mas resolvi reinventá-la... juntei courgettes, castanhas e cebolinho. Esta é claramente uma sopa de Outono, parece que sabe a terra. E tem a grande vantagem de não ter natas, o que a torna muito mais leve, pois o sabor dos cogumelos não é abafado pela intensidade das natas.

Creme de Cogumelos
2 couvettes de cogumelos; 1 cebola picada; 1 dente de alho; 1 batata cortada aos cubos; 1 courgette cortada em rodelas; 4 castanhas; meio litro de leite; 2 colheres (de sopa) de Maizena; azeite, sal e cebolinho picado.

Faz-se um refogado simples com a cebola, o alho e o azeite. Deixa-se estar durante uns dois minutos e junta-se a batata, a courgette e as castanhas. Acrescenta-se um pouco de água e junta-se uma das couvettes de cogumelos, reservando-se a outra para o final. Deixa-se cozer durante meia hora. Findo o tempo, passa-se com a varinha mágica, acrescenta-se o leite (onde se dissolveu previamente a farinha Maizena). Mexe-se regularmente e junta-se os restantes cogumelos, partidos em pedaços pequenos e o cebolinho picado. Rectifica-se os temperos, acrescentando sal ou azeite, se necessário e serve-se muito quentinho, a fumegar!
NB: Obrigada à Filipa, pela receita. E ao Sr. Manuel, que me arranja cebolinho fresco em quantidades generosas!

Sem comentários:

Enviar um comentário

AddThis