Salmonetes com risotto de tomate e cebolinho





























Para os salmonetes...
2/3 salmonetes; sal grosso q.b.; limão; azeite; 2 dentes de alho.

Temperar os salmonetes com o sal e o limão. Reservar durante 20 minutos. Aquecer o azeite com os alhos numa frigideira, sem deixar queimar. Pôr os salmonetes e deixar fazer de cada um dos lados, virando-os regularmente, para não queimar. Adicionar depois a marinada de limão. Quando estiverem prontos, pôr num prato de servir e regar com os sucos que ficaram na frigideira, depois de filtrar com um coador.

Para o risotto...
2 cebolinhos; 1 chávena de risotto; 1 litro de caldo de legumes; 1 copo de vinho branco; 1 tomate; meia cenoura cortada em palitos muito fininhos; azeite e sal q.b.; 1 colher de sobremesa de manteiga; queijo parmesão q.b.

Picar o cebolinho e as cenouras para um tacho e regar com azeite. Entretanto, põe-se um caldo de legumes a aquecer até ferver. Deixar fazer um pouco o cebolinho e juntar o risotto, mexendo sempre, para fritar um pouco. Junta-se depois o vinho branco e deixa-se evaporar. Adiciona-se depois um pouco do caldo de legumes (o suficiente para cobrir o arroz). Deixa-se evaporar. Repete-se esta operação, quando o caldo evaporar. Quando estiver quase a ficar sem água, junta-se o tomate, cortado em pedaços muitos pequenos e mexe-se. Se for necessário, junta-se mais caldo de legumes, mexendo sempre. Quando estiver cozido, mistura-se a colher de manteiga, mexe-se e logo a seguir adiciona-se o queijo ralado, envolvendo bem. Finaliza-se com mais cebolinho picado e serve-se.

1 comentário:

AddThis